GLAMOUR! Seria uma das definições para a marca de Gianni Versace e Donatella Versace. Impossível não relembrar o assassinato do estilista Gianni, irmão de Donatella em Miami de 1997, cometido pelo amante Antonio. Gianni, criando a marca em 1978 contribuiu para definir a cultura das celebridades nos anos 80 e 90. Esse drama fez com que Donatella, tornasse sucessora do patrimônio Versace, ela vem assumir definitivamente a marca após o assassinato do irmão. Cuidava de toda a parte financeira e publicitária da marca, em resumo, era o braço direito de Gianni. O mais interessante é que Donatella seguiu com a identidade, estilo, propósito e o glamour criado por seu irmão e fundiu com o seu instinto rock´n´ roll, mantendo a rivalidade com Armani(a fama de que Armani vestia as esposas, e Versace, as amantes).
Donatella nasceu no sul da Itália, em Reggio Calabria, filha de costureira, estudou línguas na Universidade de Florença, junto com o irmão contribuiu para o grande sucesso nos anos 80 e 90. Criou em 93 a Young Versace para crianças, sempre foi o centro das atenções nas festas de celebridades, fato que ajudou a desenvolver a cultura das celebridades, como diz Ana Winthour, editora-chefe da maior revista de moda do mundo, a Vogue América e uma das personalidades mais influentes no mundo fashion: “A celebridade vende muito mais que uma modelo”. Ou seja, uma campanha publicitária de uma marca tendo uma celebridade como Madonna, vende mais que uma simples modelo, porque envolve um estilo de vida e desperta desejo nas pessoas.
Famosos como Madonna, Elizabeth Hurley, Elton John, Lady Di, Courtney Love, Jon Bon Jovi entre muitos outros são clientes fiéis da marca. Versace se expandiu em Alta-costura, prêt-a-porter, coleções de jeans e outras marcas como Versus. Passou por um período de problemas em 2000, quando Allegra Versace, sobrinha predileta de Gianni, filha primogênita de Donatella e herdeira responsável pelo controle acionário, completou 18 anos, nomeou 2 representantes para a diretoria, interferindo no poder de sua mãe, Allegra não mostra muito interesse por moda, eis o motivo para que a marca passasse por um período de complicações e desentendimentos, que levou Donatella a se internar por problemas com drogas.
Sempre acreditando na publicidade como um grande veículo para seu trabalho, Donatella foi fiel aos princípios do irmão, permaneceu trabalhando com grandes fotógrafos e publicitários. Criou linha de comésticos, decoração, acessórios, e o Palazzo Versace, o primeiro hotel seis estrelas, que se situa em Gold Coast na Austrália. A marca ainda tem dentro do seu universo 8 digamos, “sub-marcas”, a Istante, Versus, Versace Jeans Couture, Versace Sport, Versatil, Versace Classic, Versace Young e Home Signature,presente em mais de 60 países. São 100 lojas exclusivas, além de 123 espaços de lojas de departamentos e em Free-Shops.
Abaixo um trecho da reportagem para o Estado de São Paulo em 13 de outubro de 1997, pela jornalista Lilian Pacce.
Qual o principal legado deixado por Gianni Versace?
Meu irmão ainda está comigo e é difícil ocupar seu lugar. Durante todos esses anos em que trabalhamos em estreito contato, ele sempre me encorajou a seguir em frente. A cada discussão nossa nascia alguma coisa especial.
Qual era a maior semelhança e qual era a maior diferença entre você e Gianni Versace?
Éramos iguais e diferentes em tudo, mas com o mesmo caráter e a mesma personalidade. Gianni sempre queria ouvir minha opinião, e obviamente nem sempre concordávamos. Isso era bastante estimulante, pois sempre discutíamos francamente.
Qual será a estratégia das marcas Versace?
Meu irmão Santo e eu queremos continuar a seguir em frente, porque é isso que Gianni queria. Nossa intenção é manter a qualidade e a criatividade que sempre caracterizam o estilo Versace no epicentro da modernidade, que tem sido nossa marca constante.
Qual seu principal objetivo à frente do Império Versace?
Não sei como fazer sem o Gianni, ele me faz uma falta terrível. Mas nossa empresa vai continuar em frente. No fundo, durante esses anos, o próprio Gianni me preparou para isso. Felizmente a tenacidade é aspecto que distingue nossa família.
MEDUSA – A LOGOMARCA
Medusa, na mitologia grega, era uma moça linda, com belos cabelos e vaidosa. Encantada por Zeus, ela disputa o seu amor com Minerva, que enraivecida pela traíção, resolve se vingar, transformando-a em um monstro. Medusa era mortal e representava a mulher rejeitada, incapaz do amor, estagnada. Solitária, pois tudo que olhava virava pedra, Perseu recebe a missão de matá-la, para isso usou um escudo mágico que refletia a imagem dela. O sangue de Medusa trazia o remédio da vida e o veneno da morte.
O símbolo da marca Versace, é representado pela Medusa. O intuito é direcionar um estilo de vida, criando uma identidade para a marca. Aquilo que diferencia do cotidiano, da mulher que se diferencia das demais, com sutileza, uma mulher serpente, fatal, que domina, invejada pela sua força e extrema carga erótica. Assim como a Medusa, com um olhar elas fisgam a atenção de todos, paralisando as pessoas com sua presença marcante.
Ousadia, provocação, domínio, independência, sensualidade, luxo, elegância, força e magnitude no olhar, são perfis das mulheres que aderem ao estilo Versace. Madonna e Lady Gaga, são exemplos desse estilo, eles não seguem uma regra, elas quebram paradigmas, e regras impostas pela sociedade, chocam as pessoas pelo modo de ser, de agir e pensar. Por isso já foram garotas propagandas da marca.
UM COLEÇÃO...
Uma coleção que fez muito sucesso e fez com que Donatella fosse buscar inspiração num mundo de fantasias, foi a de Milão Fashion Week Spring 2010.
Alices modernas
Donatella Versace buscou inspiração no filme Alice no País das Maravilhas (que estreia em março do ano que vem), de Tim Burton, para a coleção de verão 2010 da Versace. Na cabeça dela, o universo mágico de Alice foi traduzido em cores fortes, quase neon, estampas geométricas com animais do famoso livro de Lewis Caroll, couro perfurado a laser e plástico estampado como tecido para casacos e trench-coats. Saias curtíssimas para o dia e longos vestidos de jérsei para a noite também marcaram presença, assim como bonitos e justissimos conjuntos de calça - a maison Versace tem um dos melhores ateliês italianos e isso pode ser visto no acabamento impecável das peças. Com esta coleção, a Versace volta à estética que Gianni investia nos anos 1980, época em que as supermodels Naomi Campbell, Linda Evangelista, Christy Turlington e Cindy Crawford subiam à passarela para mostrar roupas sexy e alegres. Ah, e como não podia deixar de ser (em se tratando da Versace), saltos altíssimos estão nos pés dessas Alices modernas.
Consuelo Pascolato Blocker, de Milão
DADOS CORPORATIVOS DA MARCA:
● Origem: Itália
● Fundação: 1978
● Fundador: Gianni Versace e Santo Versace
● Sede mundial: Milão, Itália
● Proprietário da marca: Gianni Versace S.p.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Santo Versace
● CEO: Giancarlo Di Risio
● Diretora artística: Donatella Versace
● Faturamento: €336 milhões (estimado)
● Lucro: €25 milhões (estimado)
● Lojas: + 100
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos: Roupas e acessórios, perfumes, objetos de decoração
● Ícones: Referências ao Barroco e a Renascença em suas coleções
● Website: www.versace.com
Dados de 08/2009, site oficial da empresa e revista Forbes, Business Week e Time.
A LINHA DO TEMPO
1984
● Lançamento do perfume seu primeiro perfume masculino.
1989
● Lançamento da VERSUS, segunda linha da grife, mais jovem e mais barata.
1991
● Lançamento da VERSACE COUTURE JEANS, uma linha de roupas mais despojadas, em especial calças jeans.
1992
● Lançamento dos famosos corpetes VERSACE, uma fusão de maiôs da época com vestidos do século 18, com alças decoradas que faziam vezes tanto de ornamentos em estilo rococó quanto de fivelas funcionais.
1993
● Criação da VERSACE YOUNG, composta por produtos direcionados para o infantil.
● Lançamento dos primeiros itens (tapetes, toalhas de mesa, lençóis e toalhas de banho e luminárias) para decoração com a assinatura GV Home Signature.
1994
Lançamento, em parceria com Frank Muller, da primeira coleção de relógios da grife italiana chamada Atelier.
● Lançamento dos famosos perfumes VERSACE BLUE JEANS e VERSACE RED JEANS.
1995
● Lançamento dos perfumes VERSACE BLONDE for HER e VERSACE BABY BLUE JEANS.
1996
Lançamento do perfume VERSACE GREEN JEANS.
● Lançamento do clássico perfume VERSACE DREAMER.
1997
● Lançamento do perfume VERSACE BLACK JEANS.
● Lançamento de seus primeiros produtos de maquiagem.
1999
Lançamento do perfume masculino VERSUS.
2001
● Lançamento da primeira coleção de móveis da grife.
● Lançamento do perfume VERSACE ESSENCE.
2006
● A Samsung uniu-se a Versus (linha de produtos da VERSACE voltada para os jovens) para desenvolver o design da linha de celular Samsung E500. Além de ter uma aparência totalmente feminina, este aparelho ainda possui vários aplicativos onde além de ti
de tirar as fotos, há também um contador de calorias. Vale ressaltar que a tela também pode ser utilizada como um espelho.
2007
● Apresentação do projeto para os helicópteros Agusta Westland. A parceria fashion une a tecnologia e a eficiência da Agusta Westland na fabricação de helicópteros de luxo com a irreverência e a criatividade da VERSACE em desenvolver exclusivos designs para o interior destas aeronaves, usando materiais de primeira linha e combinando elegância e conforto.
2009
● Lançamento do perfume feminino VERSENSE, direcionado para uma consumidora mais jovem e moderna.